setembro 13, 2012

Lombalgia em Gestantes

O corpo da mulher passa por muitas alterações no período gestacional. Algumas dessas alterações podem levar a mulher a ter lombalgia (dor nas costas).

Nos primeiros quatro meses de gestação ocorrem mudanças sutis, mas a partir desse período, quando a barriga começa a crescer, ocorrem algumas alterações posturais para compensar o peso e volume extras situados na região abdominal. O corpo aumenta a secreção de um hormônio chamado relaxina, que tem a função de preparar o corpo da mulher para o parto, promovendo maior relaxamento dos ligamentos e músculos, para permitirem a dilatação que tornam o parto normal possível. Mas o hormônio não age de forma localizada, promovendo, portanto, relaxamento de todos os ligamentos e músculos do corpo, inclusive da musculatura da coluna, que são responsáveis pela sua sustentação. Assim o músculo precisa aumentar muito o seu trabalho para a manutenção da postura adequada. Quanto mais fraca a musculatura, mais difícil a manutenção da postura, estando aí a importância de realizar atividade física. Com a musculatura da coluna fraca, o tronco inclina-se para trás e a lombar para frente, para adaptar o corpo à nova situação. 


O aumento da curvatura fisiológica na região lombar pode ocasionar pinçamentos de raízes nervosas ou mesmo colapso medular. Com o avançar da gestação e o crescimento fetal, o centro de gravidade do corpo sofre alteração (para frente), o que leva a um aumento da curvatura lombar, tentando compensar essa alteração, o que vai aumentar a dor nessa região. No início, a gestante geralmente sente dor ao final do dia, que evolui para pontadas até finalmente se instalar como presença constante. Para evitar ou aliviar a dor nas costas, a postura sentada por tempo prolongado deve ser evitada, pois aumenta a tensão na região lombar, bem como o uso do salto alto, que aumenta ainda mais a curvatura lombar. É muito importante também encontrar uma boa posição para dormir. A posição mais indicada é deitada sobre o lado esquerdo, para que os nutrientes fluam com maior facilidade para o feto e com um travesseiro entre os joelhos. O ideal é que deitada sobre o seu lado esquerdo, esteja ainda virada para o lado de fora da cama, o que facilita na hora de levantar, uma vez que é comum as grávidas precisarem se levantar várias vezes durante a noite. 

É muito interessante que a gestante comece as atividades físicas antes de engravidar (quando trata-se de uma gravidez planejada), sempre direcionada para esta situação específica, a fim de fortalecer a musculatura paravertebral. A atividade física não deve ser abandonada no período gestacional, pelo contrário, a sua prática deve ser aconselhada, uma vez que ajuda a reduzir a frequência e intensidade das dores nas costas.  A atividade pode ser Pilates, RPG (Reeducação Postural Global), Alongamentos e Fortalecimentos específicos, sempre lembrando que devem ser acompanhados por um profissional e liberados pelo ginecologista. Mesmo em mulheres sedentárias, a prática de atividade física é aconselhável. Não existe problema algum em iniciar atividades físicas nesta fase da vida. 

Quando a dor nas costas já está instalada, um banho quentinho ou mesmo uma compressa quente na região lombar podem aliviar os sintomas. O uso de uma cinta de sustentação para grávidas também pode estar indicado, ajudando a distribuir o peso e diminuindo a sobrecarga dos músculos abdominais e lombares.As massagens relaxantes também podem ser eficazes

Seguindo essas dicas, certamente as gestantes terão mai conforto, podendo dedicar o seu tempo ao que é realmente importante. Mas com certeza, tudo que passamos vale a pena quando o nosso coração passa a bater fora do nosso corpo. 
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário