setembro 09, 2012

A Etiologia das LER/ DORT

As LER/ DORT tem etiologia multifatorial, abrangendo inclusive hábitos diários e causas psicossociais, entretanto, o esforço repetitivo, (seja dinâmico ou estático), geralmente está associado à lesão. Alguns mecanismos são conhecidamente fatores que desencadeiam as chamadas LER/DORT, sendo que geralmente encontramos mais de um destes fatores, corroborando com o aparecimento da doença:



1. Grau de Adequação do Posto de Trabalho

Postos de trabalho que não possuem dimensões ergonômicas podem provocar constrangimento postural, obrigando o trabalhador a adotar posturas inadequadas durante a realização de sua atividade laboral, podendo ser fator agravante ou mesmo causador de lesões.

2. Frio Excessivo

Considera-se frio excessivo temperaturas abaixo de 13°C. Nessas temperaturas, para evitar que o organismo perca calor e entre em hipotermia, a musculatura permanece em estado de contração isométrica, o que pode ocasionar pinçamento de vasos sanguíneos, diminuindo a oxigenação dos tecidos e aumentando a quantidade de toxinas, deixando o tecido mais susceptível à lesão. Pode ocorrer também o pinçamento de nervos provocando dores e parestesias.

3. Vibrações

As vibrações provocadas por equipamentos promove sobrecarga nas estruturas osteomusculares pois o trabalhador necessita aumentar a força de contração muscular para manutenção da postura.

4. Compressão Local

É a compressão provocada por contato direto de algum segmento corporal com alguma estrutura do posto de trabalho, o que acarreta diminuição da circulação diminuindo a oxigenação dos tecidos e aumentando a quantidade de toxinas, deixando o tecido mais susceptível à lesão. Pode ocorrer também o pinçamento de nervos provocando dores e parestesias.

5. Posturas Inadequadas com Limites Excessivos de Amplitude Articular

Posturas que dependem de movimentações em amplitudes de movimento extremas geram sobrecarga osteomuscular que favorece o aparecimento das LER/ DORT, por trabalhar próximo ao limite articular fisiológico.

6. Ação da gravidade

A força da gravidade pode atuar como carga suplementar, aumentando as chances de lesões.

7. Carga Osteomuscular

Pode ser entendida como carga mecânica, decorrente da força desprendida para avaliação da tarefa, a repetição, a repetição, intensidade e tempo da atividade, sendo que, quanto maior a sobrecarga, maior o risco de lesão.

8. Contração Isométrica

As contrações isométricas provocam pinçamentos de vasos, diminuindo a oxigenação dos tecidos e aumentando a quantidade de toxinas, deixando o tecido mais susceptível à lesão. Pode ocorrer também o pinçamento de nervos provocando dores e parestesias.

9. Invariabilidade da Tarefa

Esta implica em monotonia psicológica e/ou fisiológica, fazendo com que o trabalhador diminua a sua atenção e consequentemente aumente as suas chances de sofrer um acidente de trabalho.

10. Exigências Cognitivas e Pressão Profissional

Situações que exigem grande concentração ou aquela em que se exige cumprimento de metas geram um nível de estresse capaz de provocar tensão muscular, podendo ser fator causador das LER/ DORT pelo ciclo dor/ Espasmo, onde o espasmo muscular provoca dor, que por sua vez provoca mais espasmo... produzindo tensão suficiente para comprimir vasos diminuindo a oxigenação dos tecidos e aumentando a quantidade de toxinas, deixando o tecido mais susceptível à lesão. Pode ocorrer também o pinçamento de nervos provocando dores e parestesias.



O Fisioterapeuta do Trabalho está apto a atuar em todas as esferas de prevenção das LER/ DORT, e com a ajuda deste profissional ela pode ser prevenida, ou mesmo tratada precocemente, diminuindo assim a extensão da lesão e os índices de absenteísmo e afastamentos. Esse profissional também trata os casos mais graves de LER/ DORT, restabelecendo a funcionalidade do indivíduo quando possível , ou adaptando-o em outra função, onde não seja submetido a estímulos nocivos à lesão apresentada.  

FISIOTERAPEUTA... CUIDANDO DE VOCÊ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário