outubro 26, 2012

Mulher de 61 anos dá à luz Casal de Gêmeos

 Antônia Letícia Asti, 61 anos, moradora de Santos-SP, deu à luz um casal de gêmeos no dia 23 de outubro de 2012. Há mais de 20 anos, ela e o marido tentavam ter filhos. Na quarta tentativa por inseminação artificial, Antônia Letícia conseguiu engravidar e realizar o sonho de ser mãe. 

Roberto, que teve o nome escolhido pelo pai, e Sofia, que teve o nome escolhido pela mãe, nasceram no dia 23 de outubro de 2012, pesando 900g, com 31 semanas de gestação por cesariana, devido ao quadro grave de hipertensão da mãe, que após o parto precisou de ficar por 24h na UTI, mas já foi encaminhada para o quarto. 

O ginecologista Orlando de Castro Neto em entrevista, afirmou conhecer Antônia desde 1992, quando esta o procurou em seu consultório para tentar engravidar. Nesse período foram 3 tentativas fertilização frustradas. Após, o casal tentou a adoção, mas teve o processo negado devido a idade.

Antônia e seu marido, José.  (Foto: Mariane Rossi/ G1)


A mulher, que é auxiliar administrativa e seu marido, José César Asti, marceneiro, que sempre a apoiou durante todas as etapas,  precisaram economizar muito para conseguir realizar o seu sonho. Antônia disse que nunca pensou em  desistir de seu sonho, e que sempre quis ser mãe.Apesar da idade, ela afirma que vai cuidar muito bem e dar muito amor aos seus filhos, e diz ter muita disposição para cuidar deles. (Alguém duvida???).

Limite de idade para gestação deve ser discutido, diz especialista.

O presidente da Sociedade brasileira de Reprodução Humana (SBRH), Artur Dzic, considera que deveria haver discussão acerca de uma idade limite para a mulher ficar grávida, muito embora o mesmo afirme que não existe um limite obrigatório de idade, na medicina, para que isso ocorra. A SBRH sugere um limite de 55 anos para a mulher engravidar. 

Segundo o especialista, mulheres com gestação em idade avançada podem apresentar vários problemas, entre eles hipertensão arterial, parto prematuro e ainda ter um bebê subnutrido e enfrentar problemas para nutrir o recém nascido. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário